LAUSR.org creates dashboard-style pages of related content for over 1.5 million academic articles. Sign Up to like articles & get recommendations!

[Reduced sodium content in processed foods: are we on the right path?]

Photo by dannydv from unsplash

Prezados senhores, Agradece-se a atenção dada ao nosso artigo, em Carta publicada no fascículo de novembro de 2016 1, e, se concorda com o fato de a redução do consumo… Click to show full abstract

Prezados senhores, Agradece-se a atenção dada ao nosso artigo, em Carta publicada no fascículo de novembro de 2016 1, e, se concorda com o fato de a redução do consumo de sódio ser tema prioritário no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no país e, portanto, considera-se louvável a iniciativa do Ministério da Saúde, e também importante avaliar o impacto das metas de redução do teor de sódio em alimentos processados pactuadas entre o Ministério da Saúde e as indústrias de alimentos no país. Por isso, é fundamental que as questões metodológicas do estudo sejam esclarecidas. O estudo Impacto da Redução do Teor de Sódio em Alimentos Processados no Consumo de Sódio no Brasil, publicado no fascículo de fevereiro 2, avalia o potencial efeito das metas pactuadas, com dados do Inquérito Nacional de Alimentação (INA), realizado em 2008-2009. Para atingir esse objetivo, utilizou-se quantidade em gramas de alimentos consumidos e seu conteúdo de sódio em miligramas (mg) estimados a partir de várias fontes como está referido na Tabela de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 3. Essa compilação utilizou entre outras tabelas a 2a edição da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) 4, publicada em 2006, elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já as metas pactuadas valeram-se de um levantamento dos produtos no mercado brasileiro em 2010 e 2011. Sendo assim, é possível que diferentes marcas de produtos tenham sido contempladas e, também, considerando os períodos citados, alguma alteração no processamento de determinados produtos poderia ter ocorrido. Devido à variedade de produtos processados encontrados no mercado, com diferentes conteúdos de sódio, optou-se por utilizar os limites máximos de sódio em cada categoria, como os níveis finais de sódio em cada ano. Dessa forma, trabalhou-se com a potencial redução que ocorre em média nos produtos, a fim de que pudesse ser realizada a comparação com o consumo médio de sódio da população brasileira, utilizando a mesma fonte de dados nutricionais. Como as metas pactuadas superavam os valores da tabela de composição do INA para algumas categorias, esses grupos de alimentos não CARTA LETTER Redução do teor de sódio em alimentos processados: estamos no caminho certo?

Keywords: alimentos; consumo dio; redu; que; processados; dio

Journal Title: Cadernos de saude publica
Year Published: 2017

Link to full text (if available)


Share on Social Media:                               Sign Up to like & get
recommendations!

Related content

More Information              News              Social Media              Video              Recommended



                Click one of the above tabs to view related content.