LAUSR.org creates dashboard-style pages of related content for over 1.5 million academic articles. Sign Up to like articles & get recommendations!

TRADUÇÃO COMO CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Photo by julie_soul from unsplash

Tradução é um processo que compreende distintas etapas interligadas entre si por questões epistemológicas referentes à construção do saber. Quando se traduz, existem sempre os lócus A e B, espaços… Click to show full abstract

Tradução é um processo que compreende distintas etapas interligadas entre si por questões epistemológicas referentes à construção do saber. Quando se traduz, existem sempre os lócus A e B, espaços epistemológicos sobre os quais o/a tradutor(a) intervém pela linguagem, a começar pelo lócus A (texto de partida) até operacionalizar as metamorfoses do texto que vão desabrochar no lócus B (texto de chegada). Tradução tem a ver com conhecimento, e como esse conhecimento se organiza em um polo para ser modificado no outro polo. Daí a importância de termos um percurso analítico (Antoine Berman), e entendermos a importância do continuum de conversões, conceito cunhado por Marcos Vinícius Leite a partir da leitura do texto de Walter Benjamin, “A tarefa do tradutor” [Die Aufgabe des Übersetzers], e desenvolvido por mim na Universidade de Brasília. A metodologia acima propõe dois produtos: de um lado, o texto traduzido e, do outro lado, o discurso sobre a tradução que remete à epistemologia do saber.

Keywords: conhecimento; tradu como; bras lia; universidade bras

Journal Title: Revista Signos
Year Published: 2019

Link to full text (if available)


Share on Social Media:                               Sign Up to like & get
recommendations!

Related content

More Information              News              Social Media              Video              Recommended



                Click one of the above tabs to view related content.